A chumbagem é uma técnica de contenção empregada normalmente para a construção de estradas, túneis e para a remediação de deslizamentos, mas que cada vez mais tem sido utilizada também para a contenção de taludes em construções residenciais, industriais, rodovias e ferrovias.
O chumbador é construído a partir de quatro etapas: reforço das edificações vizinhas, escavação parcial, instalação dos chumbadores e aplicação de concreto projetado (incluindo-se aí a instalação do sistema de drenagem).
Partes constitutivas de um chumbador
Chumbadores são peças moldadas no local (solo, rocha e etc.) através de perfuração. As perfurações são realizadas com equipamentos sobre carreta ou de porte manual e as instalações e fixação de armação metálica são feitas através de injeção de calda de cimento sob pressão, ou através de cravação de barras cantoneiras, tubos de aço ou com a utilização de martelos pneumáticos. Existem também os chumbadores moldados in loco que são elementos estruturais constituídos por barras, feixe de barras, cabos, fibras de vidro ou outros materiais que atendam as especificações do projeto. Os chumbadores podem trabalhar a tração, compressão, flexão ou cisalhamento.
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Normas de Referência
NBR 5629:2006 Execução de tirantes ancorados no terreno
NBR 5733:1991 Cimento Portland de alta resistência inicial Especificação